PUB Boston Especial - Debate Racismo no Brasil
Dia 26 de Junho, sexta-feira, às 6:30pm
Confirme sua participação no Zoom aqui
Envie perguntas pelo pigeonhole.at (Senha: PUBBOSTON)
Link para o Zoom estará disponível apenas para quem se inscrever
Só permitiremos a entrada na sala virtual do Zoom quem se inscrever antes do evento! Por favor, use o mesmo nome do ticket na sexta-feira!
Fala galera PUB Boston!
Em tempos de isolamento social, estamos trabalhando para manter a comunidade do PUB conectada! Os eventos do PUB Boston continuarão virtuais até que haja a reabertura completa em Massachusetts. #FlattenTheCurve
O próximo PUB será na sexta-feira do dia 26 de Junho!
Recentemente os Estados Unidos assistiram, chocados, a episódios de racismo e violência policial que tiraram a vida de afro-americanos como Breonna Taylor e George Floyd. Esses atos de violência são, infelizmente, a realidade dos negros ao redor do mundo. Neste mês de Junho o PUB Boston convidou os professores Adilson Moreira, Gladys Mitchell-Walthour e Sidney Chalhoub para debatermos os problemas raciais que afligem o Brasil. Na pauta estarão racismo estrutural, o pensamento de eugenia e as políticas públicas de reparação necessárias. O debate será moderado pela pesquisadora Eliane de Souza Almeida, doutoranda da USP.
A transmissão será feita pela plataforma Zoom, e as instruções para conexão serão enviadas para quem se inscrever através do link no começo desta mensagem. Para garantir a fluidez do evento, todos os participantes terão seus microfones em mudo. Todas as perguntas para os palestrantes devem ser enviadas pela plataforma pigeonhole. Lá vocês poderão ver as perguntas que já foram submetidas, votar nas mais interessantes, e também submeter as suas próprias dúvidas. Podem até o fazer antes do evento começar!
Lembramos que a entrada é GRATUITA! Além do link de acesso aqui listado, iremos também fazer lives nas nossas páginas no Facebook e no YouTube.
Esperamos vê-los online!
Agenda
6.30pm – Sala virtual abre para o público
7.00pm - Debate Racismo no Brasil
8.30pm - Networking virtual pelo Zoom
Convidados:
Prof. Adilson José Moreira - Doutor em Direito Constitucional Comparado pela Faculdade de Direito da Universidade de Harvard (2013). Doutor em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito da UFMG com estágio doutoral sanduíche na Faculdade de Direito da Universidade de Yale (2007) (Bolsista CAPES/CNPq). Master of Laws pela Faculdade de Direito da Universidade de Harvard (2005). Mestre em Direito Constitucional pela UFMG (2001). Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da UFMG (1999). Esteve envolvido com pesquisas sobre direitos fundamentais, sociologia do direito e direitos de minorias desde a graduação. O interesse por esses temas se manteve durante os cursos de pós-graduação e também o motivou a procurar formação acadêmica nos Estados Unidos. O Prof. Adilson desenvolve uma série de projetos que envolvem Direito Constitucional, Direito Constitucional Comparado, Teorias de Discriminação, Sociologia do Direito, História do Direito, Direito de Família e Direito de Minorias. Lecionou as seguintes disciplinas em universidades brasileiras: Direito Constitucional, Processo Constitucional, Teoria da Constituição, Teoria do Estado, Direitos Humanos, Metodologia Científica e Psicologia Jurídica.
Profa. Gladys Mitchell-Walthour - Professora no Departamento de Estudos Africanos e Diáspora Africana na Universidade de Wisconsin-Milwaukee. Ela é doutora em ciências políticas pela Universidade de Chicago, mestre pela Universidade de Chicago e mestre em políticas públicas pela Universidade de Michigan-Ann Arbor e bacharel pela Universidade Duke. Seus interesses de pesquisa incluem racismo, comportamento e opinião política afro-brasileira, identificação racial, identidade de grupo negro e ação afirmativa. Gladys é autora do livro “The Politics of Blackness: Racial Identity and Political Behavior in Contemporary Brazil”, e já publicou artigos na “The National Political Science Review”, “Latin American Politics & Society”, “Politics, Groups, and Identities”, e “Latin American and Caribbean Ethnic Studies”. Atualmente, Gladys é vice-presidente da Associação de Estudos do Brasil na Universidade de Wisconsin-Milwaukee.
Prof. Sidney Chalhoub - Professor de História e de Estudos Africanos e Afro-Americanos em Harvard. Ele também é docente afiliado ao Departamento de Literatura e Línguas Românicas. Sidney lecionou na Universidade de Campinas (UNICAMP) por trinta anos antes de se juntar à Harvard em 2015. Sua pesquisa tem foco na história social Brasileira do século XIX e começo do século XX, com ênfase na história da escravidão, raça, saúde pública e da literatura de Machado de Assis. Ele já publicou, individualmente, cinco livros, três deles sobre a história social do Rio de Janeiro: Trabalho, lar e botequim (1986), sobre a cultura da classe trabalhadora no começo do século XX; “Visões da liberdade” (1990), sobre as últimas décadas da escravidão no Rio de Janeiro; e “Cidade febril” (1996), sobre os cortiços e as epidemias na segunda metade do século XIX. Ele também publicou “Machado de Assis, historiador” (2003), sobre a literatura e idéias políticas de Machado de Assis. O seu livro mais recente é “A força da escravidão: ilegalidade e costume no Brasil oitocentista” (2012), sobre a escravidão ilegal e a precariedade da liberdade no Brasil do século XIX. Em Harvard, o Prof. Sidney Chalhoub leciona sobre escravidão, raça, literatura, e teorias e metodologias da história, além de liderar o curso “História do Brasil, da Independência (1822) até o Presente”.
Eliane de Souza Almeida (Moderadora) - Doutoranda da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) na área de Interfaces Sociais da Comunicação, Mestre em Processos Comunicacionais pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), São Bernardo do Campo (2005) e Graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário Monte Serrat - UNIMONTE, de Santos (2001). Tem experiência na área de Comunicação Social, Marketing e Pesquisa Acadêmica em Comunicação e Questão Racial no Brasil. É membro do Conselho Curador da Faculdade Zumbi dos Palmares e pesquisadora de assuntos relacionados à população afro-brasileira, Teatro Negro, Censura e Liberdade de Expressão, Mídia, Educação. É pesquisadora associada do Observatório de Comunicação, Censura e Liberdade de Expressão (OBCOM) da ECA/USP e do GT Racismo e Decolonialidade da CLACSO. Áreas de interesse: Censura e Liberdade de Expressão, Cultura e Cidadania, Teatro Negro, Educação, Interfaces Sociais dos Meios de Comunicação, Jornalismo nos Movimentos Sociais, Sociologia da Comunicação.
Agradecemos os nossos apoiadores: Scibr Foundation, Consulado Geral do Brasil em Boston e MLS. A MLS ajuda a comunidade internacional de Boston a aperfeiçoar a língua inglesa e atingir suas metas acadêmicas, profissionais e de comunicação diária.
Esperamos vocês! Até lá!
Comissão Organizadora do PUB Boston