Oi pessoal!
O PUB Boston de Abril está chegando e muita coisa boa vem por aí. Não perca!
Teremos duas palestras incríveis: o Alexandre Chiavegatto (USP) falará sobre Inteligência Artificial em Saúde e o musicólogo Fernando Cardoso Pereira (BU) falará sobre geometria, poética e composição musical medievais. Mais informações abaixo.
Novamente, a MLS está oferecendo gratuitamente um teste de proficiência de Inglês em diversos aspectos (similar ao TOEFL) para você saber no que ainda pode melhorar. Interessados, preencher aqui.
Vamos comemorar a Páscoa. Teremos sorteio de ovos de chocolate para quem se inscrever até na quarta-feira, dia 24 de Abril.
Nosso site agora é seguro para doações. A entrada no evento é gratuita, mas pedimos uma doação para cobrir os custos do evento. A doação pode ser feita aqui pelo site, pelo Venmo (617 318 8685), ou em cash na hora do evento.
Pedimos que se inscreva com antecedência para que possamos planejar os comes e bebes.
Inscreva-se aqui.
Agenda
6.30pm - Recepção, Networking e Música
7.00pm - Talks
8.30pm - PUB after PUB, vamos a um bar local continuar as conversas
Alexandre Chiavegatto Filho - Inteligência artificial em saúde: perspectivas para os próximos anos
Alexandre possui graduação em Economia pela FEA/USP, doutorado direto em Saúde Pública pela FSP/USP e pós-doutorado na Universidade de Harvard. É Professor Livre Docente do Departamento de Epidemiologia da FSP/USP na área de estatísticas de saúde e machine learning. Atuou como professor convidado (2016) e pesquisador visitante (2017) na Universidade de Harvard. Atualmente é o Pesquisador Principal de pesquisas financiadas pela FAPESP, CNPq e Fundação Lemann. Em 2015-2016 foi responsável pelo curso online Big Data em Saúde no Brasil da parceria USP-Coursera, que teve mais de 8.500 alunos matriculados e representantes de todos os Estados brasileiros. É o diretor do Laboratório de Big Data e Análise Preditiva em Saúde (Labdaps) da FSP/USP. Tem experiência em pesquisas na área de saúde pública, com ênfase em machine learning em saúde.
Fernando Cardoso Pereira - Geometria, poética e composição musical medievais: a seção áurea como eixo estrutural em um moteto de Philippe de Vitry
Fernando é músico erudito desde a infância, mas dedicou-se à ciência até tornar-se doutor em Química Orgânica pela USP-SP. Neste período, foi também tecladista de várias bandas em São Paulo, incluindo um tributo ao Yes. Ao iniciar estudos ao cravo, e ser convidado a integrar as notórias bandas "Violeta de Outono" e "Som Nosso de Cada Dia", Fernando decidiu revisar sua carreira, abdicando da ciência e formando-se em Música pela FAAM. Além de sua considerável discografia popular (sete álbuns e três DVD's), atuou como cravista em três álbuns da "Orquestra Arte Barroca", participando de turnês nacionais com os três grupos. Foi solista ao cravo frente à Orquestra de Câmara da USP e à Camerata FAAM e realizou concertos solo ao órgão, cravo ou piano. Em seu retorno à academia, titulou-se doutor em Musicologia Histórica pela UNESP, e junto a outros musicólogos criou o grupo "FICTA", especializado em performance de música antiga. Com trabalhos publicados no Brasil e no exterior, é atualmente pós-doutorando (CAPES) na Boston University, onde analisa o desenvolvimento de processos composicionais em música polifônica medieval e renascentista.
Philippe de Vitry (1291-1361) foi um intelectual francês, bispo e diplomata que atuou na corte de Filipe VI. Também poeta, matemático e músico, sua poesia foi exaltada por Petrarca, enquanto que Oresme chegou a compará-lo a Pitágoras. Sua obra remanescente é constituída pelo tratado Ars nova, onde se utiliza da matemática para expandir os domínios da rítmica musical com base em um sistema de proporcionalidade, e por motetos, peças para três ou mais vozes, de caráter sacro e textos múltiplos. Nesta comunicação, será apresentada a análise de seu moteto "Vos quid admiramini / Gratissima", onde foram identificadas diversas seções áureas estruturando as ligações entre texto e música.
Agradecemos os nossos apoiadores: Scibr Foundation, Consulado Geral do Brasil em Boston e MLS. A MLS ajuda a comunidade internacional de Boston a aperfeiçoar a língua inglesa e atingir suas metas acadêmicas, profissionais e de comunicação diária.
Qualquer dúvida, escreva para pubboston@scibr.org
Esperamos você! Até lá!
Abraços,
Comissão Organizadora do PUB Boston