Olá pessoal!
Vem aí mais um PUB Boston Cultural!
Nesse encontro de abril teremos arte, música ao vivo, bebidas (cerveja e vinho) e as tradicionais coxinhas!
As inscrições estarão abertas impreterivelmente até quarta (dia 25) para que possamos planejar os comes e bebes.
Desta vez o ticket será $19.00, para cobrirmos os custos do evento.
Agenda
PUB-Boston Cultural
6.00pm – Recepção e Networking
6.30-7:30pm – Apresentações
7:30-8:30 – MPB ao vivo dom Anna Borges e Nando Michelin (Berklee)
8:30pm – Encerramento (Pub after Pub)
Maria Helena Macedo – Leitura de contos
Maria Helena Macedo nasceu em Curitiba, em 1981. É autora do livro "Contando Azulejos". Entre outros trabalhos, escreveu o texto "Sonnet", publicado no livro "Young Writers" (UK, 1998), a letra da música "Un jour froid", gravada pela banda Tods (Curitiba, 1999); o conto "Romance", publicado no Jornal do Diretório Acadêmico Clotário Portugal (FDC, 2003), e as publicações online "Inveja" (KDP, 2015) e “Comings and Goings” (KDP, 2015). In 2006, recebeu menção honrosa pelo conto "Cinema" (Editora Shang, Porto Alegre). In 2008, realizou a exposição de textos e fotos "Ayiti Anpil", em Brasilia e Recife, a qual foi repetida em Curitiba, em 2014, na Praça do Ciclista. Em 2016, realizou a exposição de textos, fotos e performances "Irã, Irão", na Casa Paralela, em Curitiba. Escreve periodicamente no blog "mariahelenamacedo.wordpress.com". Maria Helena atualmente integra o Programa de Arts Administration na Boston University (MS) e atua como Vice-Cônsul encarregada do Setor Cultural e Educacional do Consulado-Geral do Brasil em Boston.
Adam Bahami – Lançamento de rabeca de 5 cordas pra música brasileira
Adam Bahrami constroi instrumentos musicais nos EUA e no Brasil, através de paixão pela música brasileira. Viagens diversas pelo Brasil o levou a estudar e tocar violão de 7 cordas, cavaco, rabeca e pandeiro. Logo em seguido, surgiu interesse em entender de onde vem a voz de cada instrumento – como a cultura popular local se mistura com as madeiras e técnicas de construção pra criar um som regional. Juntando experiência da ciência e da música, Adam se dedica a construir instrumentos fieis ao melhor da tradição, sem perder a possibilidade de inovar sonoridades. Especialista na construção de rabeca-- instrumento de cordas friccionadas, parente do violino--, Adam desenvolveu um modelo novo com cinco cordas em colaboração com o luthier Fabio Vanini, construtor da famosa rabeca do mestre de cavalo marinho Luiz Paixão. Com a corda extra, o modelo de 5 cordas pretende juntar afinações do nordeste e sudeste num instrumento só, e abrir acesso a mais tons usando cordas soltas. A rabeca de 5 cordas, apesar de ser aplaudida pelos instrumentistas mais aventurosos, não tem sido aceita por alguns rabequeiros, gerando uma discussão produtiva sobre a evolução de tradição e a identidade do próprio luthier.
Rodrigo Lopes de Barros – Leitura de contos
Rodrigo trabalha como Professor Assistente de Literatura Hispano-Americana e Brasileira na Universidade de Boston. Foi Professor Visitante Assistente convidado de Literatura Brasileira em Harvard (2015). Realizou doutorado em Literatura Hispânica pela Universidade do Texas, Austin, e o pós-doutorado pela USP/Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Como cineasta, dirigiu os filmes “O Corpo” (2012) e “Chacal: Proibido Fazer Poesia” (2015), pelo qual recebeu o Prêmio de Mérito Cinematográfico pela Associação de Estudos Latino-Americanos (LASA). Como ficcionista, foi um dos vencedores do “Concurso Cultural Caderno 2 – 450 anos de São Paulo” promovido pelo jornal Estadão com o conto “A Carne do Metrô” (2004).
Ana Candida Carneiro
Ana é uma dramaturga brasileira premiada e publicada. Nascida no estado de São Paulo, imigrou para a Itália aos vinte e dois anos, onde passou grande parte de sua vida e se estabeleceu como dramaturga, antes de se mudar para Boston. Seu trabalho foi apresentado na Itália, França, Alemanha, Suécia, Finlândia, Principado de Mônaco, África do Sul e Estados Unidos, em teatros de relevo como o Piccolo Teatro e o Teatro Nacional de Nice. Recebeu apoio de instituições tais como o Fundo Nacional para Artes dos Estados Unidos, a Fundação Rockefeller, o Teatro Royal Court de Londres e a Bienal de Veneza. Seu trabalho teatral enfoca temas como justiça social, globalização, imigração, choque de culturas, desigualdades entre os gêneros, alterações climáticas, usando linguagens múltiplas e inventadas, registros heterogêneos e gêneros hibridizados, com ênfase na experimentação formal. Sua pesquisa artística a levou-a a colaborar com artistas de outras disciplinas, especialmente compositores. Ela escreve em inglês, português e italiano. Ana também é acadêmica, professora e tradutora, e atualmente é pesquisadora de pós-doutorado na Universidade de Harvard, no Departamento de Teatro, Dança e Mídia, escrevendo um livro sobre a pedagogia da dramaturgia a ser publicado pela editora Bloomsbury. Ana é também fundadora e diretora artística do Babel Theater Project, uma iniciativa de pesquisa teatral no cruzamento de linguagens, culturas e disciplinas.
MPB ao vivo - Anna Borges (vocal) e Nando Michelin (teclado)
Nos vemos lá! Qualquer dúvida, escreva para eventos.pesquisadores@gmail.com
Abraços,
Comissão Organizadora do PUB-Boston